Com o Lançamento do Mac OS X Leopard, continua a lenda sobre “o melhor sistema operacional” !

5 11 2007

mac x vista x linux

Há anos se fala sobre a briga Windows x Linux x Mac Os, ferrenhas discussões de fanboys de ambos os lados divagam sobre as vantagens do sistema X, Y ou Z, geralmente subestimando seus concorrentes de mercado e enaltecendo seu objeto de defesa mais baseado em seu gosto pessoal do que em uma análise técnica e detalhada.

Agora eu pergunto, esta guerra realmente existe? Falando sobre o mercado brasileiro, se existe uma guerra é como se, fazendo uma analogia ao poder de fogo militar, o Windows fosse os Estados Unidos, o Linux o Brasil e o Mac OS a Argentina (sacaniei!).

Como trabalho com suporte, já visitei inúmeras empresas, em inúmeros lugares diferentes do país, e quase 100% dos computadores rodavam alguma versão do sistema da Microsoft, alguns poucos servidores rodavam alguma distribuição do Linux, e apenas meia dúzia de gatos pingados, sempre voltados para a área gráfica e/ou multimídia usando o sistema, assim com o hardware, da Apple.

Sou usuário de Slackware Linux há cerca de 10 anos já, é o sistema operacional que eu mais conheço e considero mais fácil de usar, mas é morto em termos de mercado, isto é um fato. Na verdade o único Linux que realmente conseguiu conquistar algum público e ter uma fatia considerável do mercado foi o Ubuntu, pois além da qualidade já encontrada em distribuições anteriores, veio atrelado a uma facilidade de uso extrema, aumentando sua vantagem competitiva.

Agora, o Mac OS é um sistema proprietário, que roda em um hardware caro, fora dos nossos padrões financeiros, isto restringe seu uso aos profissionais que realmente necessitam de sua agilidade e de seus softwares para lidar com gráficos e multimídia, além de alguns fanboys da Apple com algum dinheiro no bolso.

De que adianta discutir a qualidade dos sistemas operacionais, se nenhum além do Windows realmente emplaca? Bill Gates criou um abismo, na verdade um fosso, como aqueles dos castelos medievais entre seu S.O e seus concorrentes. Provavelmente a qualidade tanto do Mac OS como a do Ubuntu é superior ao Windows em alguns aspectos, mas e a compatibilidade? De que adianta ter em mãos o melhor sistema operacional do mundo, se os softwares são construídos na plataforma do seu concorrente?

É uma questão de escolha, o melhor sistema com softwares quebra galho ou os melhores sofwares em um sistema quebra galho? Como profissional da área, sou obrigado a optar pelo líder do mercado, não pelo melhor.


Ações

Information

2 responses

13 11 2007
manhani

Realmente não temos escolha, fato é fato. Bill Gates domina o mercado e pra derrubar vai ser complicado.

19 03 2008
André

Olha, eu acho o Mac OS X um sonho de consumo. Mas a Microsoft conseguir fazer um quase monopólio, e o Linux é simpático.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: