DB4Objects

13 11 2007

DB4O LogoPra quem não conhece, o DB4Objects ou simplesmente DB4O como todos o chamam, é um pequeno banco de dados orientado à objetos open source.

Uma excelente opção para quem está desenvolvendo um sistema de pequeno porte e utilizando orientação à objetos. O DB4O faz a persistência baseando-se em suas classes objeto, dispensando todo e qualquer mapeamento necessário como quando utilizamos banco de dados relacionais, e com apenas uma linha de código salva os dados desejados em banco.

Exemplo:

public void store(Car car){
ObjectContainer db =
Db4o.openFile("car.yap");
db.set(car);
db.commit();
db.close();
}

Como podem ver neste trecho de código, a sua utilização é bem simples precisando apenas passar ao método, a classe que será salva e o arquivo do banco onde os dados serão persistidos. Todo o resto é feito pelo banco de dados.

Disponível tanto para Java quanto para .Net, este banco de dados diz rodar até 55 vezes mais rápido do que sistemas convencionais, o que é bem significante considerando-se que o que todo desenvolvedor busca na maioria de suas aplicações além da qualidade é a velocidade de resposta.

Para visualizar os dados persistidos no banco é utilzada uma ferramenta chamada Object Manager, também muito simples de se utilizar.

DB4O

Para se aprofundar mais sobre a tecnologia utilizada por este software, ou mesmo fazer o download do jar/dll, visite o site do DB4O.


Ações

Information

2 responses

31 01 2008
willian

Bom post no sentido de apresentar o banco porém não concordo com
é um pequeno banco de dados
porque ele é no mínimo um banco de “médio porte” sendo bem robusto, dependendo da forma que o sistema foi bem representado, seguindo boas práticas de programação Orientada a Objetos.

28 09 2008
Gildson

Olá Boa Dia!

Gostaria de saber como faço para DB4O 7.4 em meu pc estou usando o netbeans para fazer minhas aplicações e como configuro minha aplicação para acessar o banco de dados?

Obrigado!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: