Ubuntu, me rendo !

20 11 2007

Logo UnuntuComecei a utilizar o Linux entre 1996 e 1997, é um bocado de tempo já. A primeira distribuição que instalei foi a Red Hat, em sua versão 2, se não me engano. Depois veio um tal de Guarani 3.0, basicamente o Red Hat em português.

Foi então que achei uma distribuição que na época era a mais usada entre os hackers, fiquei curioso, como garoto fuçador de pcs que era, e resolvi ir atrás, foi meu primeiro contato com o Slackware Linux.

Não tenho dúvida de que o slack é o melhor Linux, em termos de funcionamento. Pelo simples fato de possuir um Kernel mais puro, mais próximo do Unix mesmo, sem limitações, sem controles e com a melhor comunidade de usuários que eu já vi. Aliás, nas palavras da própria comunidade:

O Slackware é um sistema amigável.
A diferença é que ele escolhe bem os seus amigos

 

O slack foi um companheiro fiel, utilizei-o durante anos em meu pc e instalei alguns servidores rodando-o, sendo que estes nunca, mas nunca mesmo, me deram uma dor de cabeça sequer.

Porém em meu desktop, na minha casa, já a algum tempo andava sem paciência para o slack. Qualquer coisa mais “diferente” que fosse necessário instalar era um parto, sair baixando libs, procurando pelas dependências, afinal, o Slackware se manteve tão puro que não aderiu a melhor ferramenta do mundo Linux, o apt-get.

Existem alguns projetos de controle de pacotes para o S.O, como o slackpkg, swaret e até um chamado slapt-get, mas nenhum tão efetivo quanto o puro apt-get. Quando tudo está rodando, configurado e funcionando, o slack é perfeito, o problema era para chegar até lá!

Foi por conta destes contratempos que a distro acabou ficando esquecida no meu hd, vinha usando mais o Windows XP mesmo, até que resolvi instalar o Windows Vista, precisei de mais espaço e lá se foi meu slack.

Sobre o Vista, o sistema é bom. Pelo menos em sua versão Ultimate, nesse último ano atendeu minhas necessidades e nem sequer se mostrou lento, creio que devido ao fato da minha placa de vídeo ser razoável.

Tudo funcionando, Ok. Mas ainda tinha um problema, estava tudo ilegal.

E claro que eu não iria pagar os cerca de R$ 800,00 que a Microsoft cobra pelo software, aliado ao fato de que o sistema operacional já havia se tornado algo transparente para mim. Não enxergava mais novidades no Windows Vista, perdeu a graça.

Até que pensei: minhas ferramentas de trabalho são simples. Preciso de um editor de imagens, um pequeno editor de códigos para xhtml, css, php e asp, além das ferramentas para desenvolvimento em Java e alguns bancos de dados. E não é que todas estas ferramentas estarão disponíveis também para o Linux? Talvez até em versões mais aprimoradas que para o sistema da Ms.

Então ontem a noite baixei um cd do Ubuntu e instalei, não ficou nenhum resquício do sistema pirateado em meu pc. Nos primeiros minutos apanhei um pouco graças aos repositórios nacionais de pacotes do apt-get, que estavam com problema, mas tudo foi resolvido quando passei para o mirror principal.

Instalei alguns softwares e codecs que considero essenciais e fui dormir naquela noite chuvosa. Vamos ver como vou me adaptar ao sistema, a primeira vista, me pareceu bastante leve e simples, espero que faça jus ao nome que vem construindo na comunidade opensource.


Ações

Information

5 responses

21 11 2007
manhani

Slackware Rox!!!! hahahah

Vamos ver se a porcaria do ubuntu roda meu rádio!!!!

21 11 2007
xbacon

Deve rodar cara, pelo menos tudo que eu tentei instalar nele até agora funcionou sem nenhum problema.

21 11 2007
Rafael Campos de Bastiani

Ubuntu eh bom, essa ultima versao 7.10 venho com alguns bugs por causa do compiz-fusion que vem abilitado por padrao mas nada que uma mexida nao resolva. Mas jah que vc curte ou curtia o slack (nunca usei) vc vai gostar do Archlinux, tem as facilidades do ubuntu e a puresa e qualidades do slack, eu usei ubuntu por + ou – 1 ano e hj uso Archlinux no notebook e pc e estou muito contente, eh como no slack, vc inicia tudo do zero mas com o pacman vc vai esquecer que existe apt-get, o pacman eh muito bom! de uma lida no meu blog e no archlinux-br.org acho que se vc testar o Archlinux vc nao vai nem usar o ubuntu.
[]´s

21 11 2007
xbacon

Já ouvi falar desse ARchLinux que você utiliza amigo. Bom saber que o projeto é legal, e pelo visto tem uma comunidade bacana.
Vou aproveitar que estou em uma fase de tester e instalar ele qualquer hora, mesmo que em uma VM, e dar uma olhada!

Abraço!

15 12 2007
Matrix Linux

Se vc estiver usando o Feisty Fawn, não terá maiores problemas, mas se estiver com o Gutsy Gibbon, comece a novena. rs

Deixe uma resposta

