Sistemas Operacionais e o meu Tempo.

22 11 2007

Duas coisas vem tomando meu tempo em patamares expressivos, tanto em casa quanto no trabalho. O curioso é que ambas as são sistemas operacionais, um da Microsoft e o outro é um software livre.

Aqui no trabalho ao mesmo tempo em que me divirto, fico maluco, graças a um servidor que adquirimos, um IBM 3650x. A configuração da máquina é impressionante:

  • Processador Xeon Quad-Core 2.66 Ghz
  • 4GB de RAM trabalhando a 667Mhz
  • 2 HDs SAS de 300GB trabalhando a 15000 RPM
  • 2 Fontes redundantes de 875W

A velocidade da máquina me deixou bobo, nunca havia mexido em uma solução de rede tão profissional . Toda a estrutura do gabinete (rack), assim como os numerosos coolers fazem o servidor trabalhar mais frio do que um pc comum.

Mesmo com toda essa tecnologia não tive grandes dificuldades para configurá-lo, montar o arrays dos HDs, setar as propriedades no setup e instalar o sistema operacional, no caso o Windows Server 2003, que é o elemento que tem me dado trabalho:

  • Instalar e configurar o controlador de domínio
  • Criar as diretrizes de segurança
  • Setar as políticas de segurança para os grupos
  • Definir as cotas de armazenamento dos usuários

A semana inteira foi de trabalho, testes de desempenho e otimizações, mas enfim está quase tudo concluído e sábado é a data marcada para o servidor subir definitivamente.

Enquanto isso, como mencionei no post anterior, instalei o Ubuntu Linux em meu computador pessoal, em substituição ao Windows Vista.

Tudo é muito simples de configurar e instalar, mas é a magnitude do sistema que tem me chamado mais atenção. Pesquisando pelas comunidades de Ubuntu pelo mundo encontrei diversos projetos relacionados interessantes, como por exemplo o brasileiro Ubuntu Games, que consiste em um instalador de jogos com interface amigável.

A infinidade de pacotes nos repositórios e de programas disponíveis para baixar em sites como o Tux Resources me viciou. Agora fico procurando e instalando novos softwares e funcionalidades o tempo todo.

Meu dia tem se resumido a configurações do Windows Server e o pouco tempo que passo em casa fico “brincando” com o Ubuntu. Pelo lado do conhecimento que venho adquirindo é excelente, mas não vejo a hora de colocar este servidor no ar e deixar a cabeça descansar, pelo menos por alguns dias.


Ações

Information

Deixe uma resposta

