A Wikipedia não é uma fonte confiável ?

18 12 2007

WikipediaEu considero a Wikipedia uma das idéias mais legais, e mais importantes, da área de tecnologia nos últimos anos. O conceito de wiki introduzido pelo enciclopédia, aonde o conhecimento é compartilhado, além de prático é socialmente correto.

Porém há um problema que vem crescendo em níveis absurdos quando o assunto é a Wikipedia, estão dizendo que não é uma fonte confiável. Repita isso 10000 vezes e vira verdade.

E a maior patada contra a enciclopédia vem de quem mais deveria valorizá-la: os Professores! Isto apenas mostra o quão mesquinho é o ser humano.

Mesquinho porque? É simples, a Wikipedia é uma enciclopédia colaborativa, se você faz uma pesquisa sobre um assunto cujo qual domina, e encontra algum dado errado, basta corrigí-lo! Qualquer pessoa pode fazer isso.

Mas o que é mais fácil, ajudar o projeto a dar certo e fazer o maior repositório de informação do mundo, completamente gratuito, ou falar mal? Parece que os professores escolheram falar mal.

Ainda dizem que o principal fator da desconfiança é pelo fato da Wikipedia não citar fontes, mas desde quando isso é verdade? Acredito que essas pessoas que estão tentando sujar a imagem da enciclopédia nem sequer já a leram, ou não tiveram Q.I suficiente para entender como a mesma funciona.

Quando um artigo não tem fontes, aparece um retângulo em vermelho, bem grande dizendo claramente que o artigo não possui nenhuma fonte citada e pode não estar correto, o mesmo para quando o artigo e as fontes não dizem a mesma coisa.

Sem Fontes

Como sempre acontece, é mais um caso de pessoas que não sabem utilizar corretamente uma ferramenta e limitam-se a criticá-la. Só fico indignado com a má vontade das pessoas em fazer algo funcionar, que se reverte em boa vontade quando o assunto é degenerar uma iniciativa nobre, que visa apenas aumentar o conhecimento de todos.


Ações

Information

8 responses

19 12 2007
Japa

Falou td, X!!!!
Eh muito mais facil criticar… E, sim, a maioria não tem inteligencia suficiente para entender oq realmente eh o wikipedia e como o mesmo funciona!!!

20 12 2007
Desrealizar

Cara, fiz um tabuleiro de War sobre a blogosfera e te pus lá, ok?

http://desrealizar.blogspot.com/2007/12/blogosfera-war.html

Abraço!

11 01 2008
Tonho

Existem mais erros de português na Wikipedia do que nesta matéria sua aí, que está extremamente mal escrita. Só isso é motivo suficiente para rejeitá-la. “Assunto cujo qual”? Deus me livre, de onde você tirou tal expressão? “Mesquinho porque”? Já ouviu falar nas quatro diferentes maneiras de se escrever por quê e o emprego de cada uma delas? Pois bem, não se preocupe, a Wikipedia é muito pior. Aluno pega, faz um copy/paste cheio de erros, cheio de português misturado com portuga luso, e quer que o professor aceite e elogie?

14 01 2008
xbacon

Eu assino diversas revistas, Dinheiro, Veja e muitas vezes estas também tem erros de português e/ou digitação, ninguém está livre dos erros.
Se o aluno não der um ctrl C, ctrl V na wikipedia, vai fazê-lo em qualquer outro site.
Aliás, para começar a considerar seu comentário, você poderia ter ao menos se identificado decentemente não? Você é um professor? Escreve para algum lugar? Assim eu poderia também avaliar se sua escrita é realmente tão boa a ponto de criticar a minha dessa maneira.
Mas a questão que quis abordar no artigo era o fato de que a wikipedia é COLABORATIVA! Existem erros? Claro! Porém qualquer um pode editá-los e corrigi-los, mas pessoas como você preferem criticar a ferramenta à melhorá-la.
O fato é que a wikipedia, quer você goste ou não, é a MAIOR enciclopédia do mundo, e poderia ser também a melhor se ao invés de criticar os mestres fizessem sua parte colaborando com a mesma.
Sua postura me parece de alguém retrogrado que acha que só porque uma informação está disponível na internet não tem qualidade. Então vá pegar uma Barsa dos anos 80, desatualizada, compare com a wikipedia e depois me fale o resultado.

16 01 2008
Poderia o Google Nos Deixar Mais Burros ? « Tech Inside

[…] nosso artigo sobre a WikiPedia, tivemos um comentário um tanto quanto troll, mas que me inspirou a escrever sobre este tema, que […]

20 01 2008
Solano

Na faculdade onde estudo é expressamente proibido usar artigos do wikipedia e com razões citadas pelo colega acima Tonho.
Como nossos professores dizem: a melhor fonte são os livros, por mais antigos que sejam, e não a internet.

12 02 2009
Felipe

O Wikipédia é uma das melhores coisas que já inventaram na internet.
Ela não pode ser simplesmente desmerecida pelo fato dos alunos derem CRTL C/CRTL V.

A Wikipédia se mostrou uma ótima ferramenta, onde ao invés de somente bobagens podemos dividir informações, gratuitamente o que é melhor.

É improvável que os professores a aceitem pelo fato de existir muito vagabundo que não se disponhe a estudar de fato. Tenho plena conciência de que tudo, bem usado se torna útil. Pesquisas escolares poderiam ser íncriveis com textos da Wikipédia repassados pela mente jovem que poderia facilmente edita-los e mostra-los da forma que compreenderam.

29 03 2011
Jack

Tenho 33 anos, trabalho no mercado de criação e comunicação há praticamente 10 anos, estou me formando novamente, pela terceira vez, e não vou parar por aqui. Isso é um pouco de mim pra criticarem(vamos, eu adoro isso!), além de poderem ler meu blog(se conseguirem, claro) e descobrirem que estou pouco de lixando para o que os outros pensam, inclusive você que está lendo. Compartilho o que quero, lê e aproveita quem quer.

Agora vai uma coisinha para certos ESTÚPIDOS que aqui postaram, fora o resto que vaga por aí na internet, refletirem:

Se você é um IDIOTA, um ESTÚPIDO sem filtros e bom senso que o façam PESQUISAR, seja onde for, e assim busca em apenas um lugar, SEJAM OS LIVROS, ENCICLOPÉDIAS, WIKIPÉDIAS OU QUAISQUER FONTES, VOCÊ ESTÁ NA MERDA!…

O mundo mudou… Se vira… Senão o mundo te vira do avesso!!!

Isso é ótimo para pessoas como eu e muitos outros, que procuram, pesquisam, estudam várias fontes, sejam elas quais forem, pois enquanto vocês se limitam, seja a livros obsoletos e antigos, ou acreditando na primeira coisa online que encontram, nós, os de bom senso, pesquisadores, interessados, estudiosos seja de que nível, estaremos buscando a pluralidade de fontes para consolidar a informação, ou seja, sempre um passo à frente e nem precisaremos de qualquer esforço para superá-los.

Agora para os “professores” que aqui se manifestaram de forma imunda, vai uma “aula” de como fazer seu trabalho direito:

A arma que um professor tem contra alunos idiotas que fazem “ctrl+c, ctrl+v”, se chama “ZERO”, e não censura… Tomem vergonha nessa cara suja e façam seu trabalho direito e creditem a nora correta que tudo fica em seu lugar, pois sua preocupação é lamentável, pra não dizer mesquinha e covarde.

Agora se você é um professor que não foi capaz de dar aula em uma Universidade de ponta, com certeza tem de estar preocupado mesmo, pois sua limitação esbarra na necessidade da faculdade “passar” os alunos a qualquer custo, mesmo com “ctrl+c, ctrl+v”, não é mesmo?… Fica feio pra você, eu sei. Melhor brigar pela não informação do que pela sua própria qualidade ou até arrumar uma instituição que preste.

Seja no que for na vida de qualquer um, informação é tudo!… Mas sem filtros, bom senso, pesquisa e estudo… BELA MERDA, não serve pra nada.

Compartilhem ou não compartilhem, escolha de vocês. Mas fiquem quietos no tocante à interatividade e/ou validade de ferramentas que vão além de sua compreensão e ultrapassam suas competências e intelectos. Ou até melhor, se isentem de colaboração, pois não duvidaria que muitos iguais à vocês até façam correções mal intencionadas em algumas ferramentas só para, posteriormente, descreditá-las e poder continuar com a “glória” de suas mediocridades adquiridas.

O mundo é simples, nós o complicamos. Façam tudo o que puderem, mas quando não mais puderem, deixem para quem pode.

Today, if you’re not online… Is the end of the line for you… BELIEVE!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: