O MySQL agora é da Sun !

22 01 2008
Sun + Mysql

Meu objetivo aqui não é publicar uma notícia, isso os portais e blogs especializados em drops de tecnologia já o fizeram, o que quero passar é um pouco do que pode mudar na ferramenta com essa fusão.

O mercado de bancos de dados é bem abastecido, temos excelentes gerenciadores como Oracle, SQLServer, DB2, todos estes pagos e caríssimos. Existem também as ferramentas gratuitas, como o robusto PostgreeSQL e o leve, prático e veloz MySQL.

Aliás, segundo seu site oficial, o MySQL não é tão gratuito assim. Sua licença de uso é grátis caso o seu projeto esteja de acordo com as licenças GLP ou OSI, caso contrário, o correto seria pagar pelo direito de utilizar o banco de dados e ter acesso ao suporte do produto.

O factóide é que este pequeno banco é imbatível em seu nicho, que são as aplicações simples baseadas em web, que requerem velocidade e agilidade no acesso à dados. Como exemplo basta citar a plataforma WordPress, o mais popular gerenciador de conteúdo entre os blogs do mundo inteiro, entre eles o TechInside e o XBacon.

A Sun tem como sua principal ferramenta a linguagem de programação Java, que disputa pau a pau com Microsoft .NET pela liderança do mercado, e o MySQL integrado as ferramentas de desenvolvimento do Java pode tornar-se uma excelente vantagem competitiva para a empresa.

A MS fornece para os desenvolvedores uma versão gratuita do SQLServer junto com o Visual Studio .NET, porém esta é uma ferramenta limitada, bem mais pesada e com maior consumo de CPU e memória do que o mais novo pupilo da Sun, ou seja, claramente inferior.

Em termos de integração o Java e o MySQL sempre se deram muito bem, posso falar pois tive diversas experiências programando em JSP + Servlets + MySQL e sempre o resultado foi satisfatório, tanto em velocidade quanto em estabilidade dos projetos.

Podemos crer que fusão só venha a melhorar a comunicação entre estas duas excelentes ferramentas, talvez levando o Java a um nível superior e, quem sabe, tornando o MySQL um banco de dados parrudo o suficiente para brigar com os gigantes como Oracle e SQLServer.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: