Análise do Notebook Nova HGL31

29 01 2008

Notebook NovaSempre torci o nariz para os computadores nacionais, marcas como Positivo, Metron, CCE etc.

Não foi apenas um preconceito, mas sim minha experiência de muitos anos atuando como técnico em informática inclui vários péssimos momentos com CPUs montados por estas empresas.

No passado os micros nacionais eram um amontoado de peças e componentes de baixa qualidade, buscando claramente um preço mais competitivo, mas o resultado era tão ruim que ninguém queria saber dessas máquinas.

Porém a algum tempo pude notar uma mudança nesse cenário, os Positivo atualmente vem com placas mãe Gigabyte, que pode não ser a top de linha, mas também não é uma PCChips da vida. Em alguns casos já vi até memórias Kingston vindo de fábrica em alguma máquina genérica dessas.

Agora para notebooks não era apenas um pé atrás, mas sim os dois! Afinal, portáteis precisam ser muito melhor projetados e planejados, senão temos como resultado computadores que aquecem demais e tem uma vida útil bastante reduzida em função disso.

Recentemente a empresa onde trabalho solicitou um notebook de baixo custo. Lá fui eu encarar os fabricantes nacionais mais uma vez, desta vez em um campo inusitado.

Foi quando encontrei uma oferta aparentemente atraente no Submarino, um laptop com processador Celeron M de 1.86 Ghz, com 1GB Ram por R$ 1399,00, em 12x sem juros no cartão de crédito, como é de praxe da loja. Resolvi encarar o desafio.

Configuração:

  • Processador: Intel Celeron M440 (1.86HZ)
  • Barramento: 533 Mhz
  • Memória RAM: 1024 MB DDRII
  • HD: 80GB 7200 RPM IDE ou SATA
  • Drives: DVD-RW
  • Tela: LCD 14,1″
  • Modem: Placa Modem Velocidade 56 Kbps
  • Rede: On-Board – 10/100/1000Mb/s
  • Som: Placa de som onboard
  • Wireless: Wireless LAN
  • Vídeo: Placa de vídeo onboard integrada ao chipset 945GM
  • Teclado: Padrão ABNT 2 – Acentuação em Português
  • Mouse: Touchpad com 2 botões
  • Leitor de cartões de memória: Card Reader 3 em 1 (SD/MMC/MS)
  • Sistema Operacional: Linux
  • Conexões: USB V2.0 x 3, RGB; porta VGA, 15pinos,
  • Saída S-Video, Microfone, Saída para Headphone, Entrada DC, Porta RJ-11 de modem 56Kbps V.90/92, Porta RJ-45, Trava Kensington, Cartão Express, PCMCIA Tipo II, Chave de comunicaçao, Microfone Interno

O sistema operacional que vem de fábrica é um tal de Fênix Linux, parece baseado no Kubuntu, não posso dizer ao certo, afinal tive que retirá-lo rapidamente para instalar o Windows XP.

A formatação ocorreu sem maiores percalços, exceto pelo driver da rede Wireless que não funcionou na versão disponibilizada com os CDs que acompanharam o equipamento, mas nada que o DriverGuide não resolvesse em alguns minutos.

Mexendo aqui e ali, pude reparar uma coisa, não é que o notebook é bom? A tela de 14.1 widescreen é bem nítida e confortável, a base abaixo do teclado não esquenta, o touchpad é bastante sensível ao movimento e a resposta do computador é rápida, pelo menos para aplicativos corriqueiros que foram testados, como o pacote Office, Nero, acessar a internet, etc.

Dois pontos positivos em especial me chamaram a atenção, o portátil possui Bluetooth e a placa de rede é padrão 10/100/1000. Existem dezenas de modelos no mercado, que custam mais de R$ 2000,00 e não possuem tais recursos, se limitando a uma obsoleta placa de rede 10/100.

Um ponto contra é o peso do equipamento, cerca de 2,7 Kg. Não é nenhum absurdo, mas existem modelos bem mais leves que isso.

Concluindo, o notebook Nova HGL31 se mostrou bem estável até o momento e parece ter sido uma boa compra. Um investimento de R$ 1399,00 reais em um notebook completo, enquanto o sub-notebook da Asus, o Eee PC chegou ao nosso país custando o mesmo valor e oferecendo muito menos recursos, valeu a pena.

Vejam o produto clicando aqui


Ações

Information

88 responses

6 02 2008
Eduardo

Olá, comprei esse notebook, meu primeiro, antes de ler essa análise. Fiquei muito mais tranquílo após a leituro.

Estou ainda aguardando chegar o computador.

Abraços

8 02 2008
Cleber

Olá, gostaria por gentileza que vc me ensinasse como instalar passo a passo o Windows XP no Notebook HGL31 da Nova, e oq n funcionou com o XP?
Atenciosamente Clebson

9 02 2008
xbacon

Para instalar o WinXP basta seguir os passos para instala-lo em qualquer computador comum.

Coloca o cd no drive e boa, os CDs que vem com o notebook tem todos os drivers para o XP e o Vista !

9 02 2008
jhoca

Ai, me passa o modelo do driver da rede Wireless, para mim poder baixar…

9 02 2008
Diego

Por favor, também estou com problemas no driver da placa de rede wireless num Nova NGL-31 (ou HGL31, nao sei ao certo, no cd diz uma coisa, na etiqueta colada proxima ao teclado diz outra!) será que alguém poderia me ajudar?!
Meu pai comprou esta maquina SÓ pra usar sem fio e não estamos conseguindo fazer funcionar justo o mais importante…

Se alguem puder dar uma luz, meu email é: oitocanecos@hotmail.com

Obrigado!

9 02 2008
Uisleandro

Olá, comprei o mesmo notebook, e ao ler o seu artigo, me cadastrei no site driverguide. Eu ainda não recebi o produto, mas gostaria de saber qual o driver Wireless você baixou nesse site. Obrigado!!

11 02 2008
Rafael

Comprei um note desses. Instalei o Windoes Xp, mas sempre que ligo ele, o sistema manda uma mesnsagem de reconhecimento de hardware (monitor).

Isso ocorre, mesmo eu tendo instalado o drive que vem com o cd.

Alguém pode me ajudar?

11 02 2008
xbacon

Procurem pelo chipset da placa de rede, é uma Atheros 5600.
Assim que tiver tempo escrevo um tutorial de instalação pra vocês!

Abraços e obrigado pela visita!

12 02 2008
Diego Olivatto

Ae xbacon, valeu pela ajuda mas consegui desvendar o mistério da placa wi-fi… Consegui o driver certo e a plaquinha funcionou que é uma beleza!
Pro windows XP, que foi o meu caso, esse driver funcionou direitinho e não tenho do que reclamar! Quem quiser, o link do arquivo que eu carreguei é: http://rapidshare.com/files/91152123/ATHEROS_A5006X_WI-FI_driver_NGL31_.zip.html
Ou então, basta se cadastrar no http://www.driverguide.com e fazer uma busca pelo “ATHEROS A5006X”, que é o modelo da placa que encontrei pelo EVEREST.
Enfim, espero que essa dica ajude MUITA gente que também rachou a cabeça que nem eu. Até pra Compal, que é quem “fez” o notebook lá na china eu mandei email.

Abraços!

12 02 2008
Haroldo

Podem me dizer se realmente o HD tem 7200 RPM? e vem SATA ou IDE?

13 02 2008
Vitor Ferreira

Olá boa noite, vc poderia disponibilizar pra dowload o driver wireless
falows

14 02 2008
O Lobo

Olá caro escritor…
Acabei de adquirir um note desse aí. Exatamente igual. Não sabia que o modelo possuia bluetooth. Você pode confirmar essa informação para mim?
Não vi nada em sua descrição que mencionasse isso.

Outra coisa é que eu consegui instalar o driver da placa wireless e a mesma está funcionando.. Mas o led indicador de que ela está ativada não acende. Você pode me dar algum esclarecimento quanto a isso?

Obrigado.

15 02 2008
Andre

Mande, por favor, o guia de instalação. Fui ao site, mas não encontrei o driver 5600, somente variações deste. Poderia me mandar o driver? tampico_de_laranja@hotmail.com

15 02 2008
Andre

Amigo, encontrei o driver.
Para aqueles que estão procurando, ele está nesse link:
http://members.driverguide.com/driver/detail.php?driverid=978053
Há inclusive um comentário dizendo que este driver é para o Notebook Nova NGL 31.
Lembrando que, para baixá-lo, deve-se primeiro cadastrar-se no site.

15 02 2008
Andre

Só complementando, o modelo do driver é AR5006X.
Desculpe pelo excesso de posts😦

16 02 2008
Marco

Alguém que instalou o driver conseguiu usar o Wireless? Só falam que encontraram mas nao dizem se funciona. Obrigado.

18 02 2008
Driver da Rede Wireless Para Notebook Nova HGL31 « Tech Inside

[…] Leia a resenha completa do Notebook Nova HGL31 […]

20 02 2008
Flávio

Olá, gostei da resenha pois estava pensando comprar um note de baixo custo apenas para office, net e dvdrw. Então estava pendendo para o Acteon/CCE até ver esse NOVA.
Posso, então, comprar sem receio para essas finalidades? O PC é quadradão, tipo os da Dell, ou é melhorzinho q nas fotos dele?
>>>>>Ele e tem realmente Bluetooth????? <<<<<<
Valeu!

22 02 2008
Anderson Santos

Galera segue o link do driver da placa de rede wireless notebook nova HGL31

http://www.gigabyte.com.tw/Support/Communication/Driver_Model.aspx?ProductID=2215

Acabou a dor de cabeça galera.

25 02 2008
Bruno

galeraa
quero deixar aki meu review sobre o modelo. comprei o meu, com 5 dias chegou…
gostei do note pelo preço….me atende as minhas circunstancias.
*não é tão pesado quanto falam….
*coloquei o xp imediatamente quando ele chegou sem problemas nem um…
*como mencionado acima o drive wireless que vem no cd não funciona no xp…mas acima tem os links com o mesmo funciona perfeito.
*a tela é brilhante
* mouse touch bom..bem sensivel
acho que é isso

vem com senha na bios pra não poder mecher em nada. tem recursos para retirar a senha…mas perde a garantia.

alguem tem uma senha universal ou uma padrão ou mesmo algun software que descubra essa senha pra podermos acessar a bios e fazer alguns ajustes???

valeuuuu

25 02 2008
GUSTAVO OLIVEIRA

EU TAMBÉM COMPREI UM NOTEBOOK DA NOVA INFORMÁTICA, QUE VEIO COM O LINUX. APÓS PERCERBER QUE O LINUX NÃO É MUITO BOM, RESOLVI INSTALAR O WIN XP. NO INÍCIO FIQUEI UM POUCO COM MEDO, POIS JÁ ME AVISARAM QUE NÃO IRIA FUNCIONAR, QUE EXISTE UMA SENHA DA BIOS, ENTRE OUTRAS COISA. APESAR DE TUDO, RESOLVI INSTALAR. DEI UM BOOT NO COMPUTADOR, COM O CD DE INSTALAÇÃO DO XP NO DRIVER, TECLEI F8, E ASSIM FOI. DUAS AÇÕES QUE NÃO PODEM SER ESQUECIDAS: FORMATAR O HD COM FORMATAÇÃO COMPLETA NFTS. E APAGAR TODAS AS PARTIÇÕES DO LINUX EXISTENTES NO HD, E CRIAR UMA NOVA PARTIÇÃO PARA O WINDOWS. APÓS ISSO, A INSTALAÇÃO VOCÊS JÁ SABEM COMO FUNCIONA. TUDO ESTÁ FUNCIONANDO PERFEITAMENTE, E NEM PRECISEI BAIXAR O DRIVER DA PLACA WIRELESS, ELA FICOU FUNCIONANDO NORMALMENTE…..

26 02 2008
Danilo Gamarros

Xbacon…
Sou funcionário da NOVA computadores, em nome da empresa parabenizo pelo review do nosso notebook e agradeço os elogios…
Unica correção a ser feita é que o modelo NGL-31 NÃO possui bluetooth. Ele possui capacidade de ser instalada uma placa de bluetooth interna, entretanto este modelo sai de fábrica sem o dispositivo.

Att.
Danilo Gamarros

25 05 2009
adonai ribeiro

Olá Danilo Gamarros.

Vi sua participação e resolvi entrar em contato. O modelo que comprei foi o NGL-32 e a fábrica não entregou nada deste modelo.
Atualmente uso o Windows XP e estou com problemas na instalação da placa de wirelles. POderia me conseguir um link ou já o arquivo para eu instalar?
Agradeço antecipadamente.

adonai

27 02 2008
Thiago

Junto a midia de drivers existe um programa chamado wireless select switch que tem a função de ativar e desativar a placa wireless através da chave seletora no frontal do notebook e tambem das teclas de função Fn+F2.

1 03 2008
Bruno

pra encerrar, gostaria de perguntar ao xbacom que é funcionário, sobre o led do wireless que não acende …pq sera que não acende?? valeu!!

5 03 2008
Flavio Calado

Realmente o led wireless nem dá sinais de vida!!!! Pq será??? Porém, o resto está tudo ok!

9 03 2008
lizziane

Olá.. Notei que o comentario acerca do notebook foi bastante atrativo. E agora, quase dois meses de uso, o notebook deu algum problema? continua respondendo direitinho?! Abraços!!!

9 03 2008
Daniel

Olá, parabéns pela iniciativa e participação de todos, gostaria de saber como é a temperatura do note NOVA. O meu POSITIVO é praticamente frio mesmo ligado o dia todo, qual a sensação de vocês em relação ao NOVA? Pretendo adquirir um.

Obrigado

10 03 2008
Junnior

Instalei o driver ATHEROS A5006X WI-FI(driver NGL31) e correu tudo bem, mais eu queria saber se precisa configurar alguma coisa? pq até agora n me conectei na internet pelo wireless, eai tenho que fazer oq pra mim conectar?

10 03 2008
Leandro

Instalei o driver ATHEROS A5006X WI-FI(driver NGL31) e correu tudo bem, mais eu queria saber se precisa configurar alguma coisa? pq até agora n me conectei na internet pelo wireless, eai tenho que fazer oq pra mim conectar?

16 03 2008
Janaina

olá, adorei os comentarios a respeito do note da NOVA. Pretendo adquirir um do modelo notebook Celeron M530 1GB 80GB DVD-RW 14.1” Branco Linux – Nova. O preço está bastante acessivel R$1.399,00.
O que voces acham?

não entendo mt sobre configuração… se alguem puder me ajudar!!!

obrigada!^^

16 03 2008
Janaina

O modelo acima, do qual falei, tem as seguintes especificações:

Ficha Técnica:

Processador: Intel Celeron M
Cache: 1024KB
Barramento: FSB 533MHz
Chipset: Intel GM965
Memória: 1GB DDRII
HD: 80GB SATA
Tela: 14,1″ widescreen WXGA (1280×800)
Drives: DVD-RW (Gravador de CD e DVD)
Som: On-Board
Vídeo: On-Board – Integrada ao chipset 965GM
Rede: On-Board – 10/100Mb/s
Wireless: Wireless LAN 802.11G
Fax Modem: Velocidade 56 Kbps
Teclado: Padrão ABNT 2 – acentuação em português
Mouse: Touchpad com 2 botões
Sistema Operacional: Linux
Conexões: USB V2.0 x 3, Saída VGA (15pinos), Saída S-Video, – Entrada para Microfone, Saída para Headphone, Conexão para Trava Kensington, Microfone Interno, IEEE 1394a (Firewire)
Alimentação: bateria de 6 células
Conteúdo da embalagem: Notebook

Dimensões aproximadas: 3,88x34x25cm (AxLxP)
Peso liq. aproximado: 2,3kg
Garantia do fornecedor: 12 meses e 3 meses na bateria

17 03 2008
Sérgio

Comprei um note desses (Nova HGL31) e logo de cara percebi um problema muito sério que se refere a diferença entre configuração anunciada, mais precisamente a velocidade do HD 7200RPM (conforme descrição do tópico acima) e a que veio no note que é de 5400RPM. Isso interfere em muito no desempenho, além do sentimento de ter recebido algo inferior ao que comprei. Abri uma reclamação no sac da Nova Computadores ‘suporte@nova.inf.br’ e o primeiro retorno foi de que o HD é realmente de 5400RPM, o que já sabia. Retornei solicitando providencias que acredito serem de responsabilidade da Nova Computadores e aguardo retorno pois guardei vários caps e htmls para a necessidade de abrir uma reclamação em organismo competente.
A questão de senha da BIOS é só digitar “nova1” sem as aspas que funciona.
Se outras pessoas detectaram o mesmo problema postem aqui para que posssamos ser ouvidos pela Nova, vista que este fórum é lido por funcionários da mesma.

18 03 2008
Thiago Tadeu

Olá, minha pergunta é a mesma da Lizziane: E agora, com quase 2 meses de uso como está o notebook. Estou preste a adquirir um NOVA, e está parecendo que pelo preço ele até vale a pena.

Valeu pelo post e seus detalhes sobre o notebook. As informações foram muito úteis.

21 03 2008
Veridiana

OI COMPRI UM NOOTEBOK NOVA COM O VISTA NAO GOSTEI QUERIA COLOCAR O XP ALGUEM PODE ME AJUDAR

22 03 2008
Patrick Fukuda

comprei um e mandei instalar mais 1 gb dd2 da kingston somando 2gb no total, to rodando o Vista Business e o pessoal não acredita como ficou bom, não deixa nada a desejar para outros modelos do mercado

22 03 2008
Egildo

comprei um note da NOVA que veio com um tal de Fênix Linux. Gostaria de instalar o windows XP, mas não estou conseguindo. estou colocando o CD do XP pra dar Boot e formatar automaticamente e o sistema me dá uma mensagem que não detectou um disco rígido. Como faço pra conseguir instalar o XP?? Por favor me ajudem!

26 03 2008
Péricles

Olá, Instalei o Xp no notebook nova e tive uma surpresa com o vídeo que só alcança a resolução de 1024×768. Já o vídeo 2 que é a saída VGA vai até 2048×1536. parece estar trocado. Se alguém puder me ajudar, pois já desinstalei e instalei novamente e não mudou nada.

26 03 2008
Péricles

CONSEGUI RESOLVER O PROBLEMA. É que ao instalar o xp ele reconheceu o monitor como (1024×768) limitando a ação da placa grafica ao que o monitor supostamente suportaria. Atualizei o driver do monitor para monitor padrão e ficou tudo perfeito.

1 04 2008
sergio chagas

comprei um notebook nova ngl32c, porém estou com problemas pois instalei o xp e agora não estou conseguindo instalar o programa para conexão sem fio (wireless). Alguem pode me ajudar?

1 04 2008
Amanda

Preciso de ajuda… comprei um Nova NGL32C e formatei-o para win XP, mas nao consegui instalar o wireless… alguem pode me ajudar???
ja proecurei em muitos lugares o drive mas nao encontrei!!!!
me ajudem por favor!!!

obrigada

6 04 2008
heberty

comprei um ngl32c gostaria de saber se este vem com os drivers para o xp sp2 como os outros vieram, pois o que eu comprei ainda não chegou e vem com o vista mas gostaria de trocar quando chegar. tive um problema com um da hp que não veio com os drivers. como os funcionarios da nova estão participando gostaria da resposta. valeu pelos comentários sobre os notebooks, estou aguardando tbêm um desktop da nova que vem com o linux, e gostaria de saber se vem tbêm com os drivers.

7 04 2008
Uisleandro

Eu estou instalando o XP agora…

Tive um problema com a instalação do XP porque o windows não estava conseguindo reconhecer o HD sata. O problema poderia ser resolvido colocando-se os drivers em um disquete e apertando f6 na instalação mas, como o notebook não tem disquete, nada feito. Encontrei em alguns fóruns informações sobre um programa chamado “nLite” que cria uma instalação personalizada do xp e possibilita a integração dos drivers no disco de istalação (precisa do .net framework 2.0 instalado mas é leve e fácil de usar). No meu caso os drivers estavam na pasta “Robson\Winall\Driver” do dvd que acompanha o notebook. Selecionei a pasta completa, escolhi modo de texto e selecionei todos os drivers da lista (Intel). Usei o próprio programa para criar uma imagem “iso” do meu cd e, logo depois, para gravar no cdrw. A instalação está rodando numa boa.

7 04 2008
Uisleandro

Tive um problema com a instalação do XP porque o windows não estava conseguindo reconhecer o HD SATA. O problema poderia ser resolvido colocando-se os drivers em um disquete e apertando f6 na instalação mas, como o notebook não tem disquete, nada feito. Encontrei em alguns fóruns informações sobre um programa chamado “nLite” que cria uma instalação personalizada do xp e possibilita a integração dos drivers no disco de istalação (precisa do .net framework 2.0 instalado mas é leve e fácil de usar). No meu caso os drivers estavam na pasta “Robson\Winall\Driver” do dvd que acompanha o notebook. Selecionei a pasta completa, escolhi modo de texto e selecionei todos os drivers da lista (Intel). Usei o próprio programa para criar uma imagem “iso” do meu cd e, logo depois, para gravar no cdrw. A instalação roda numa boa.

9 04 2008
Ikarus

aki esta o driver para rede wireless do notebook nova NGL32C
http://globalizacaoecultura.blogspot.com/2008/02/driver-wireless-notebook-nova-mobile.html

15 04 2008
Brunno Meira

Possuo um NGL32C, comprei no Hipermercado Extra, já tem mais ou menos uma semana. Até agora nada a reclamar do notebook, apenas o fato do Driver de DVD nao ejetar mais. Ele não dá nenhum sinal quando é ligado, e quando estou no Windows, abro-o com um clip de papel, só que quando coloco um CD, ele não lê, não reconhece que tem um CD nem nada. No Gerenciador de Dispositivos, o Drive é reconhecido e diz que está sem problemas, só que não funciona de jeito nenhum. Aqui no DF tem uma assistência técnica, onde eu pretendo levar o Notebook para que seja feita a substituição ou reparo deste driver, que é essencial para o meu uso. No mais, o note tá funcionando perfeito. Uso a rede sem fio, que funciona perfeitamente. Realmente o Driver que vem no CD não é o certo. Tive que baixar em um link q eu vi em algum site no RapidShare. Se alguém tiver problemas, entre em contato comigo (brunnomeira@hotmail.com) que eu tento ajudar.

15 04 2008
Brunno Meira

Correção: Tenho o Notebook a 1 mês, e não a uma semana.

19 04 2008
Marcelo Mendes

Eu comprei uma maquina dessa hgl32, to rodando winxp com tudo instalado inclusive a rede wireless, só que tive problema no leitor de DVD, não roda nada, não abre, simplesmente está “morto” isso aconteceu 5 dias depois que comprei a maquina, já contatei a Loja (Extra) que não conseguiu fazer a troca de imediato alegando falta de maquina na loja, mas se propuseram a encontrar uma solução (que estou esperando fazem duas semanas), me pergunta é: Alguém teve o mesmo problema?

22 04 2008
Amigo

Estou gostando meu notebook nova, porém preciso instalar xp com vista ja instalado e não consigo, já ate partcionei no programa vista para instalar o xp mas não da o boot de instalação do programa. Alguém possa me ajudar como instalar o xp na repartição criada pelo vista ou é impossivel isto.

Abraços

Dias

26 04 2008
Silvio Junior

Caros amigos, estou usando esse notebook e até agora nao tive problemas, estou com o XP e tá tudo perfeito.
Algumas pessoas estavam com duvida do led do wireless. Eis algumas informações:
O led pisca até localizar o sinal da internet, depois de localizado, ele pára de piscar e fica aceso. Observe se o botao do wireless está ligado.
silvio@guiadeiguape.com.br

Abraço a todos.

26 04 2008
Marcos -BA

Ola!!! Compre um NGL32C é estou muito satisfeito com a aquisição. MAs, estou com medo de tentar instalar o XP nele e a instalação nao reconhecer o HD!! Aconteceu isto com todos?

3 05 2008
Beatriz Magalhaes

PRECISO DE AJUDA URGENTE!!! RISCA VERTICAL NO MEU NOTEBOOK DEPOIS DE TER MODIFICADO CONFIGURAÇÕES PARA ASSISTIR A TV. ME AJUDEM

3 05 2008
Beatriz Magalhaes

MEU NOTEBOOK É NGL31 WINDOWS XP, JA ATUALIZEI DRIVERS MAS NADA ACONTECEU

6 05 2008
Kamiikaze

Ola pessoal, instalei esse drive ATHEROS A5006X WI-FI(driver NGL31 no meu notebook nova e nao funcionou alguem poderia me dar umas dicas..

obrigado

8 05 2008
Rafael

Ola!!! se alguem tiver o driver de rede wireless do notebook nova NGL32C, por favor me mandem.

Obrigado..

9 05 2008
ccds

Tenho um NGL 32C tirando o problema de que no CD não vem o drive correto da placa Wireless e nem no cd Recover é um bom note.
Funciona perfeitamente o chipset da intel é bom, pode gastar um pouco mais de bateria por causa dele, mais ganha no desempenho…
Só não gostei da senha da BIOS nada a ver…
Se tenho um hardware tem que suportar todas as configuração, não somente as básicas que vem de fabrica.

10 05 2008
George

Prezados amigos.
Comprei ontem um Notebook Nova NGL32C, com windows vista instalado.
Na hora testei, exceto testar o teclado.
Chegando em casa, fui navegar na internet..e percebi q nenhuma tecla funciona. Achei estranho!! Pois comprei esse note, e antes do vendedor me entregar..ele acessou alguns sites, e vi q os sites ficaram gravados na barra de ferramentas, pergunto, se o teclado nao funciona como esse vendedor consegiu acessar os tais sites q estavam gravados na barra de ferramentas?
No gerenciador de dispositivo, mostra q o drive do teclado está funcionando perfeitamente. Um amigo me disse pra apertar nas teclas Fn K pra destravar o teclado, mas na mesma hora, respondi: como o notebook vai aceitar esse comendo, se nenhuma tecla funciona?
Estranho, pior q comprei sem nota fiscal essa massinha!!
Alguem poderia da alguma dica…se é o problema é de drive etc…
Agradeço antecipadamente a respostas
contato: george_recife11@hotmail.com
Caso queiram comprar o note, R$1000 leva!!

14 05 2008
galvao bombeiro

comprei um note ngl32c e estou satisfeito, so gostaria de conseguir ativar o bluetooth dele, alguem sabe me dizer.
obrigado.

30 05 2008
helton

instalei o xp no notebook e o problema encontrado foi o mesmo de todos com a placa wireless, o sistema nao a reconhecceu, ate q consegui baixar o driver certo e o caso é o seguinte, ela esta funcionando direitinho só o led azul q antes acendia nao acende mais, alguem sabe o jeito desse led passar a funcionar. Se tiver algum jeito de faze-la funcionar me passem . obrigado

1 06 2008
Brunno Eliandro

Pessoal, caso alguém disponha do driver do leitor de DVD, favor informar como baixá-lo.

Um abraço

23 06 2008
Zecneto

Olá caros amigos….
Tenho um NGl31, mas não consigo que o equipamento instele o Xp pois dar uma mensagem tipo “que não existe um dispositovo de disco fixo”, será que tem que configurar alguma coisa na Bios? não estou sabendo? Gostaria da coloboração dos amigos…
Obrigado….

3 07 2008
Letícia Andrade

Tbm gostaia de ativar o bluetooth e a web cam…
valeu,.

18 07 2008
Fox

tbm comprei um ngl32c e troquei o so para xp
mas estou tendo problemas com a instalação dos drives de som e modem
tbm está constando no gerenciador dispos.
este item que não sei o que é
memória pci flash.
já fui no site da nova e baixei os seguintes drives msmo assim não subiram
se alguém puder me mandar os links dos devidos drives pra baixar agradeço.
já wireless e rede estão funcionando blz.

19 07 2008
Bento

Grandee Diegooo
vlw pela dica da placa

20 07 2008
Fox

Galera, tbm comprei um ngl32c.
com S.O vista starter. bem formatei e instalei XP.
o meu problema é que não veio os cd´s de instalação. e dai começou o meu problema. fui no site da nova achei, mas estão divididos em lotes e tem que ter muita paciência nessa hora pessoal. ( se puderem deem uma olhada )
liguei lá pedindo um cd, mas negaram alegando ter todos os drives disponiveis no site.
dai venho pedir a ajuda de vc´s pedindo se possivel postar esse cd de instalação em imagem ( iso ) pra que todos se beneficiem do mesmo.
agradeço desde já e aguardo resposta. abraço a todos.

7 08 2008
Neto

Olá, tenho o modelo NGL32C, e ao instalar o XP todas as teclas que possuem um 2ª função escrito em azul (oque teoricamente funcionaria apenas apertando FN) estão habilitadas direto. Alguém sabe com faço pra desativar???

25 08 2008
gustavo

olá amigo,comprei este notebook com o windows vista starter instalado,logo troquei para o Xp serve pack 2,mais aconteceu o seguinte problema,todos os drivers foram instalados devidamente,só que apenas um restou,driver ” CONTROLADOR ETHERNET”,consigo entrar na internet e tudo mais,só que ao tentar fazer uma rede,ele não reconhece.tentei de tudo,e a unica opção que resta é essa,ter que instalar este driver,mais infelizmente não estou encontrando,se puder me ajudar,com alguma luz,agradeceria…obrigado desde já…att:Carlos Gustavo Bezerra Porto

10 09 2008
boni

Comprei um modelo parecido, o meu tem diferencas e o processador q e 530, instalei o winxp nele e instalei o driver de VGA q vem no cd porem o msm ficou mito ruim e tudo as telas q abriu de qualquer programa nao da para ver as letras direito ficava tudo embassado

13 10 2008
emerson

ai galera. antes de comprar este note book , meu pensamento tambem era preconceituoso, em relacao aos note books de marcas estranhas. mas com o tempo descobri que nao se trata de fabricantes e sim, de montadora que utilizam pecas de grandes fabricantes. portanto, a marca nova e sim mais uma montadora que se utiliza de pecas da intel , giga bite, samsung entre outros. desde ja deixo meu recado e sinto-me satisfeito. abraco emerson

8 12 2008
Thiago

gustavo (22:45:43) :

olá amigo,comprei este notebook com o windows vista starter instalado,logo troquei para o Xp serve pack 2,mais aconteceu o seguinte problema,todos os drivers foram instalados devidamente,só que apenas um restou,driver ” CONTROLADOR ETHERNET”,consigo entrar na internet e tudo mais,só que ao tentar fazer uma rede,ele não reconhece.tentei de tudo,e a unica opção que resta é essa,ter que instalar este driver,mais infelizmente não estou encontrando,se puder me ajudar,com alguma luz,agradeceria…obrigado desde já…att:Carlos Gustavo Bezerra Porto
————-

Estou com o mesmo problema ! Alguém tem a solução ???

28 07 2009
Ivan

eu peguei o driver na internet e instalei pelo Painel de Controle.

16 02 2009
Edmur

Como desativar o mouse do teclado, e qual os processadores suportado por este notebook?

3 05 2009
sergio (vila rica)

Gostaria de agradecer o Dona do site e as pessoas que nele participa.
Foi atraves deste site que eu consegui estalar o meu wireless
obrigado pessoal.

25 05 2009
Luzivone

Olá pessoal

Todos satisfeitos com o NOVA! não é meu caso.
Comprei o nova ngl31 até a data da garantia, ótimo. Passando a garantia, mais ou menos doi meses, o mesmo comecou a tremer fazendo um barulho, e o cooler não está atuando como deveria. ouseja não estou satisfeita. Se o seu já aconteceu algo parecido, compartilhe comigo a solução, estou precisando.

28 09 2010
luciano costa

olá, este problema de fazer barulho eu ja tive, é folga nos parafusos do cooler. Vire o notebook de cabeça para baixo, tire a tampa e aperte os parafusos de fixação do cooler.

16 06 2009
EDUARDO

BOA NOITE PESSOAL PELO AMOR DE DEUS ALGUEM AI TEM OS DRIVES DO MODEM DO NOTEBOOK NOVA NGL32.

PRECISO MUITO ME AJUDEM FICO NO AGUARDO

OBRIGADO GALERAA

22 06 2009
GEIZO

Olá, tenho o modelo NOVA MOBILE NGL32, e ao instalar o XP todas as teclas que possuem um 2ª função escrito em azul (oque teoricamente funcionaria apenas apertando FN) estão habilitadas direto. Alguém sabe com faço pra desativar???

Pessoal é urgente preciso de respostas pra ontem, se arrependimento matasse eu ja estava morto, devia ter comprado um HP… Se alguém tiver uma resposta eu aguardo, email e msn – geizo825@hotmail.com

23 07 2009
Fabiano

Ola Legal as dicas neste blog.
Tenho um Nova HGL31, core duo com windows vista instalado e estou comproblemas na wecam. Gostaria que algum me enviasse o drive de instalação para reinstalar.

OBRIGADO

Wolf.

28 07 2009
Ivan

Comprei 1 Nova ngl31 a mais de 1 ano.
E meu pai comprou um pra minha irmã, e meu irmão tb comprou um para ele.

De primeira já coloquei mais 1gb de memoria no meu e no do meu irmão, o que possibilitou aumentar o gráfico da placa de vídeo, que faz diretamente na bios.

Teve 3 problemas até hoje nos notebook.
1: o monitor do da minha irmã começou a ficar estranho, desligava subtamente, ficava tremendo e tava horrivel de olhar.
Solução: levei na assistencia técnica, queimou uma plaquinha de não sei onde. levou 1 mes para ficar pronto.

2: todos os 3 dps de uns 6 meses apresentaram superaquecimento no processador, o qual fazia deligar de uma vez.
Solução: esperei a garantia acabar e abri o meu (primeiramente) e retirei o cooler junto com uma cortininha de poeira, que era o motivo do superaquecimento.

3: eu dei um tapa nele, e o hd arranhou. xD
Solução: vou tentar trocar por um maior.

agora estou olhando a possibilidade de trocar o processador.

10 02 2010
Edmur

Gostaria de saber como instalar o bluetooth no ngl3.

10 02 2010
Edmur

Gostaria de saber como instalar o bluetooth no ngl31.

19 02 2010
Talita

OLá,
Tenho um note da Nova, o NGL32C, porém o wireless dele não funciona de jeito nenhum, sempre fica como desativado, já baixei as duas opções que tem no site da Intelbras e nada.
Me expliquem detalhadamente por favor, não entendo muito disso.
Alguem pode me ajudar por favor.?
Meu e-mail é: talita.fssilva@gmail.com
Grata.

15 04 2010
rah..

gostaria de instalar a web cam no notebook ngl31,da nova..se alguem souber por favor,me ajuda…

28 05 2010
Fabio moraes

Alguem pode me explicar como ativa a webcam neste modelo, detalhe esta com windows vista starter edition original!

20 01 2011
rogerio

alguem ja instalou o windows 7 ultimate nele, é facil achar os drivers???

21 05 2011
Maristela Otero

Comprei em 2008 um notebook desse com Windows Vista. No início tb fiquei receiosa por ser uma marca desconhecida, mas hj após 3 anos de uso, ele funciona perfeitamente, como no primeiro dia de uso. Nem precisei formatar até hj. Iso Paint Shop nele e tenho mtas fontes instaladas. Comprei um HD externo pq o HD dele é pequeno e estou pensando em colocar mais memória. Só isto!!! Mto bom mesmo, perfeito!!!

26 06 2011
gladson

bem meu pc é da marca ibyte ele veio com o bluetotth instalado mas depois precisei formatalo, e o apagou junto com o programa wireles select switch.
tempos depois queria instala-lo de novo so que nao consegui ligar, olhando no manual de intruçoes vi que precisava desse aplicativo…
quero saber onde posso encontrar esse aplicativo…
e se tem no drive do note
me ajudem

13 07 2011
gilson barao

como ativar o mic

Deixe uma resposta

